terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

E continuando nossa matéria a respeito de alimentação: O que comer antes de treinar?


shutterstock_142018048
O calor nessa época do ano é bastante intenso. Algumas cidades chegam a atingir a marca de 40ºC. Passada a temporada de férias, muitos já retomaram as atividades habituais, inclusive a rotina de treinos. Mas com essas temperaturas tão elevadas, às vezes fica difícil acertar no alimento ideal antes de iniciar os exercícios.
Dependendo do que se ingere, o corpo fica muito pesado e, consequentemente, mais vagaroso, comprometendo os resultados. Se não comer nada, o organismo pode reclamar com tonturas e até desmaios.
Para auxiliar você nesse processo, a Revista Pilates foi conversar com a nutricionista Taynara Laurentino, especialista em nutrição clínica.
A profissional explica que, independente do horário em que a atividade física for praticada, o recomendado é ingerir antes um tipo de carboidrato simples para elevar o índice glicêmico.
Pensando na hidratação do corpo, tão necessária nesta onda de calor, a dica da Taynara são os sucos de frutas com índice glicêmico mais alto, como melancia e manga, por exemplo.
“Podemos fazer um suco de melancia ou de limão e acrescentar gengibre, que é um excelente termogênico (os termogênicos são alimentos capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico).
Outra dica legal, para quem não tem muito tempo, é o suco de uva integral, também recomendado para o pós-treino porque contém flavonóides, que ajudam a diminuir o efeito oxidativo dos exercícios.
Os sucos verdes estão super na moda e também são muito benéficos ao organismo. Experimente fazer um suco de manga com couve, que tem um efeito bem desintoxicante”, revela Taynara.
A nutricionista diz que em todos os sucos podemos acrescentar oleoginosas com ômega 3, como linhaça, chia, castanhas, nozes e amêndoas, que ajudam a recuperar as fibras musculares.
Ah, em nenhum suco devemos acrescentar açúcar ou adoçante, hein! E sabe do que mais? Não podemos esquecer da hidratação durante a atividade física. Taynara diz que o ideal é consumir cerca de 250 ml de água a cada 30 minutos de treino mais intenso.
Agora é só colocar essas dicas em prática e aproveitar cada minutinho da sua atividade física. Afinal, exercício é sempre sinônimo de saúde e bem estar.

January 21st, 2014 by Revista Pilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário